05. Política de Backup

Objetivo


Estabelecer as diretrizes e procedimentos de gerenciamento de cópias de segurança (“backups“) dos dados armazenados nos ambientes tecnológicos da Instituição.


Visão Geral


As rotinas de backup são consideradas cruciais para a manutenção da disponibilidade das informações da Instituição, e por isso devem abranger todos os ativos e sistemas de informação que armazenem dados e informações relevantes.


A disponibilidade das informações da Instituição também é garantida pela realização de rotinas de backup de forma automática, conforme estabelecido pelo Responsável pela Segurança da Informação.


1. Frequência de Execução de Rotinas de Backup


Os backups serão realizados diariamente e semanalmente.


Os backups diários deverão ser realizados em período de janela disponível a partir das 16:00 até o limite das 09:00 do dia seguinte.


Os backups semanais deverão ser realizados no final de semana, em janela disponível a partir das 16:00 de sexta-feira até o limite das 09:00 de segunda-feira.


2. Tipos de Rotinas de Backup


Os backups poderão ser do tipo “completo”, quando a cópia completa dos dados é salva, ou do tipo “incremental”, quando somente são copiadas as alterações desde o último backup.


De segunda a quinta-feira de cada semana, preferencialmente, deverão ser realizados backups incrementais. Na sexta-feira de cada semana, preferencialmente, deverá ser realizado um backup de maneira completa.


3. Retenção de Arquivos de Backup


Os backups deverão ser classificados de acordo com o tempo de retenção necessário.


A retenção temporária preservará os backups por, no mínimo, 06 meses, período após o qual poderão ser excluídos de acordo com as diretrizes da Política de Retenção.


Na retenção permanente, deverá ser criada uma cópia do backup completo realizado na primeira segunda-feira de cada mês.

Share by: